Descobrir que seu nome foi negativado indevidamente no SPC ou na Serasa é uma situação frustrante e preocupante. Conforme comenta o advogado Bruno Rodrigues Quintas, esse tipo de erro pode afetar seu acesso ao crédito e trazer complicações para sua vida financeira. Porém, existem medidas que você pode tomar para resolver o problema rapidamente e, se necessário, exigir indenização pelos danos causados. Interessado em saber mais? Ao longo deste artigo, vamos explicar passo a passo como limpar seu nome e garantir seus direitos.
Como confirmar que a negativação foi indevida?
O primeiro passo é verificar se a dívida realmente não pertence a você. Para isso, consulte seu CPF em sites como SPC, Serasa ou SCPC Boa Vista. Desse modo, se encontrar um débito desconhecido, analise os detalhes como nome do credor, valor da dívida e data da inclusão. Muitas vezes, um erro pode ter ocorrido por homônimo, fraude ou cobrança equivocada.
Em seguida, se confirmar que a negativação foi indevida, entre em contato com a empresa responsável pela inclusão da dívida. Solicite detalhes sobre a cobrança e explique a situação. Aliás, de acordo com o Dr. Bruno Rodrigues Quintas, é importante manter um registro de todas as interações, como e-mails, protocolos de atendimento e mensagens, para usar como prova, caso precise recorrer à Justiça.
Quais passos seguir para limpar o nome rapidamente?
Se a empresa reconhecer o erro, ela deve providenciar a retirada imediata da restrição do seu nome. Normalmente, o prazo para exclusão da negativação é de até cinco dias úteis, como destaca o advogado Bruno Rodrigues Quintas. Assim sendo, caso a empresa não resolva, você pode registrar uma reclamação no Procon da sua cidade ou na plataforma do consumidor.gov.br.

Outra alternativa é entrar com um pedido judicial de exclusão da dívida. Para isso, você pode contar com um advogado ou defensor público. A Justiça costuma determinar a retirada imediata da negativação, principalmente quando há provas suficientes de que o débito não pertence a você.
Quando é possível pedir indenização por danos morais?
Inclusive, segundo o Dr. Bruno Rodrigues Quintas, além de limpar seu nome, você pode buscar uma compensação financeira se provar que sofreu danos morais. Uma vez que, os tribunais entendem que a negativação indevida pode prejudicar sua reputação e causar transtornos, como a impossibilidade de obter crédito.
Isto posto, para solicitar indenização, você deve entrar com uma ação judicial e apresentar provas, como:
- Extrato do SPC/Serasa que comprove a negativação indevida.
- Protocolos de atendimento e mensagens trocadas com a empresa cobradora.
- Registro de tentativas de resolver o problema amigavelmente.
- Testemunhas ou documentos que demonstrem prejuízos financeiros.
Proteja seus direitos e aja rapidamente
Em última análise, ter o nome negativado indevidamente pode trazer muitas dores de cabeça, mas é possível resolver a situação com medidas rápidas e eficazes. Portanto, consulte seu CPF regularmente, mantenha seus comprovantes financeiros organizados e, se necessário, recorra à Justiça para exigir seus direitos. Afinal, não é bom deixar que um erro prejudique sua vida financeira!
Autor: Vyre Crale
Fonte: Assessoria de Comunicação da Saftec Digital