A advocacia é uma área que oferece diversas possibilidades de carreira para os profissionais devidamente registrados na OAB. Para a Dra. Vanuza Sampaio, esse é um dos principais motivos que faz com que os estudantes escolham cursar a graduação de Direito. Assim, garantem uma formação que possibilita uma série de segmentos e diferentes oportunidades no mercado de trabalho.
Além disso, uma das possibilidades que tornam a advocacia ainda mais interessante é a possibilidade de atuar de forma pro bono. Ou seja, essa profissão possibilita que os advogados unam sua carreira com a oportunidade de se tornar um voluntário e auxiliar as pessoas em diversos casos para a promoção da justiça. Quer saber mais sobre a advocacia pro bono? Continue lendo este texto até o final!
O que é a advocacia pro bono
Para você que ainda não sabe o que é, exatamente, a advocacia pro bono, é importante saber que este é um importante modelo de trabalho em que os advogados podem prestar serviços jurídicos como voluntários e de forma gratuita para as pessoas ou instituições que precisam resolver situações com a justiça e não possuem condições de arcar com todos o custos envolvidos.
Advogado pro bono vs. voluntário
É interessante notar que, apesar de ser uma atuação muito semelhante, existem diferenças entre os advogados pro bono e os advogados que são voluntários na OAB. De acordo com a advogada Vanuza Sampaio, o que diferencia essas duas formas de atuação é que ao ser um advogado pro bono realiza os trabalhos nas condições descritas acima e, no caso dos voluntários da OAB, os profissionais são cadastrados como voluntários e prestam serviços de forma gratuita para a própria Ordem dos Advogados do Brasil.
Como funciona?
A advocacia pro bono é uma atividade exercida pelos profissionais do Direito que desejam auxiliar, tanto pessoas físicas, quanto pessoas jurídicas, a resolverem questões na justiça mesmo em uma situação de hipossuficiência econômica. Ou seja, quando uma pessoa ou instituição não possui condições de arcar com gastos relacionados a processos judiciais e podem contar com o auxílio de advogados que atuam “para o bem”.
Limitações
A Dra. Vanuza Sampaio acredita que há dois pontos muito importantes a serem notados. O primeiro deles, é que a advocacia pro bono não será caracterizada como falta de ética por competição desleal no mercado, mas ela também não pode ser utilizada para fins políticos e eleitorais. Caso uma situação como essa seja identificada, a OAB é responsável por punir e aplicar sanções contra o advogado em questão.
Assim, a advocacia pro bono é muito importante para a sociedade. Afinal, muitos casos são solucionados e conseguem justiça a partir da atuação dos advogados pro bono. Se você gostou de saber mais sobre este assunto, você também vai gostar de conhecer sobre outros temas relacionados ao Direito. Por isso, acompanhe a Dra. Vanuza Sampaio através de suas redes sociais:
Instagram: @escritorio.vanuzasampaio